quarta-feira, 27 de outubro de 2010

quebrou? cuidado!


Atividade física regular e boa alimentação são indispensáveis para quem quer manter os ossos fortes e saudáveis. Mas todos sabemos que o acaso está sempre por perto para pôr tudo a prova. Um acidente automobilístico, uma queda em casa ou até uma simples peladinha com os amigos podem originar uma fratura.

Pra quem não sabe, a fratura é o famoso osso quebrado, acontece quando o osso perde continuidade em sua extensão. Ela pode ser desviada (quando as partes do osso quebrado se separam) ou não-desviada (quando há a linha de fratura - aquela que vemos no raio-x, mas não ouve deslocamento). Geralmente a fratura é seguida de dor muito intensa e dependendo da forma em que houve a fratura (mecanismo de lesão), pode haver comprometimento de outras estruturas que estejam próximas ao osso, como os músculos, tendões e até mesmo a pele.

O que acontece é que quando ocorre uma fratura, a maioria das pessoas não sabe como agir no momento ou agem de forma errada, por muitas vezes agravando o quadro. Abaixo vamos à algumas dicas de como agir em caso de fratura:

1. Se você não sabe ao certo se quebrou um osso EVITE MANUSEAR O MEMBRO OU A REGIÃO afetada. Aguarde atendimento especializado;

2. Em caso de certeza de fratura, IMOBILIZE COM MUITO CUIDADO A ÁREA e chame o serviço de socorro;

3. Depois de ter sido atendido, idependentemente de ter havido ou não cirurgia, CUMPRA TODAS AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS.

4. PROCURE UM FISIOTERAPEUTA

5. Durante a fase inicial de recuperação, EVITE CARGAS MUITO PESADAS sobre o membro. Como ele ainda está se recuperando, ainda não aguenta muita força

6. Siga todos os exercícios recomendados pelo fisioterapeuta, SEM AUMENTAR A INTENSIDADE SEM A AUTORIZAÇÃO DO MESMO;

7. Sempre que possível, trabalhe os músculos próximos do membro, pois com a hipomobilidade, eles tendem a enfraquecer;

Seguindo esses passos, você pode ficar tranquilo que seus movimentos voltarão ao normal sem você ter notado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário